Casa da Música

VOLTAR

IMG_3526Casa da Música é restaurada para oferecer cursos da Casa da Cultura de Paraty

Espaço também será sede da Sociedade Musical Santa Cecília, mais tradicional banda da cidade

A Casa da Música de Paraty iniciou obras de restauração e readaptação para abrigar os cursos de música oferecidos pela Casa da Cultura, sua vizinha, no centro histórico da cidade. Depois de pronta, a casa também passará a funcionar como sede da Sociedade Musical Santa Cecília, fundada em 1954, banda mais tradicional de Paraty e presente nas principais festas da região. A reinauguração está prevista para o fim de junho.

O espaço será dividido em salas de aula com isolamento acústico, ampliando o atendimento ao Programa Educativo de Música da Casa da Cultura, que hoje atende cerca 1150 alunos. São oferecidos cursos de Iniciação, Formação e Apreciação Musical para crianças, adolescentes e adultos e aulas de prática de Conjunto. Sede de dois grandes eventos musicais nacionais – Bourbon Jazz Festival e Festival Mimo -, Paraty busca se credenciar, com essa iniciativa, também como referência em ensino de música no país.

Ao ganhar uma Casa para chamar de sua, a Sociedade Musical Santa Cecília, que também oferece formação musical para jovens da cidade, terá suas atividades garantidas em espaço apropriado. Tradicional banda de música de Paraty, o conjunto ganha sua primeira sede própria em mais de meio século de existência. Nesse período, a Santa Cecília ocupou imóveis alugados ou cedidos pela Paróquia de Paraty, por proprietários particulares ou pela Prefeitura, sempre de forma provisória.

Para a sede da banda, o projeto prevê um salão com entrada independente e uso destinado a ensaio, com mezanino para guarda de acervo, partituras, instrumentos e administração. Já a escola de música da Casa da Cultura terá duas salas de aula, uma delas de uso reversível, que anexa a Sala da Banda por portas de correr. Essas salas terão acesso direto e independente para o pátio da Casa da Cultura.

O imóvel, ao lado da Casa da Cultura, foi doado para a Prefeitura em 2004, já com o intuito de ser destinado ao ensino da música. O projeto de reforma da Casa da Música é resultado de parceria entre a Prefeitura de Paraty e a Associação Paraty Cultural, conta com o patrocínio do Grupo Globo, além do apoio da Fundação Roberto Marinho, da Comunitas e da lei federal de incentivo à cultura, do Governo Federal.