Cinema da Praça

VAI TER CINEMA NA PRAÇA

O antigo Cinema de Paraty, instalado em um sobrado, na Praça da Matriz, está de volta. Restaurar e devolver à população o cinema da cidade, como um equipamento cultural público, com programação permanente, diversificada e de qualidade, é o projeto da Prefeitura de Paraty, por meio de sua Secretaria de Cultura, ao recriar esse casarão histórico como Cinema da Praça|Espaço Experimental de Cultura.

O sobrado que abrigou o antigo Cinema chama a atenção por sua arquitetura singular: com imensas paredes em tijolos aparentes de diferentes épocas e pé direito duplo, o imóvel possui dimensões e imponência só comparáveis às principais igrejas da cidade.

Cinema da Praça manterá muito da configuração original dessa edificação única no Centro Histórico de Paraty, que passou por ampla reforma na década de 30 e funcionou como cinema até 1973. Após uma variedade de usos, alguns voltados à cultura, foi adquirido pela Prefeitura e, em 2014, reinaugurado pela Secretaria de Cultura como Cinema da Praça|Espaço Experimental de Cultura, com uma ocupação criativa, abrigando atividades dirigidas aos jovens, enquanto definia a realização do projeto arquitetônico de restauro e buscava recursos para sua execução. Em maio de 2016, a Prefeitura iniciou a obra, prevista em 3 etapas.

Concluídas as primeiras duas fases da restauração do sobrado, com o patrocínio da Petrobras, em parceria com a Prefeitura, a obra segue, no segundo semestre de 2017, para a conclusão, cumprindo as etapas do paisagismo, da compra de mobiliário e equipamentos –com recursos captados junto ao BNDES, liberados para a fase final.

O novo Cinema da Praça terá uma sala de cinema com equipamentos de alta qualidade, com a possibilidade de outros usos; Espaço Multiuso Petrobras para oficinas, cursos, reuniões; foyer podendo acolher também exposições, e ainda uma sala de leitura com acervo especializado de 4000 livros e outras mídias, além dos espaços de apoio.

Cinema da Praça|Espaço Experimental de Cultura é uma iniciativa da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Paraty Cultural, com patrocínio da Petrobras, do Governo do Rio de Janeiro, do BNDES, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e apoio da Comunitas. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2018.

Curta o Cinema da Praça Paraty nas redes sociais para acompanhar as novidades e espalhe a boa notícia: vai ter cinema!

Curta nosso Instagram: @cinemadapracaparaty

#cinemadapracaparaty #cinemadapraca #vaitercinema