FESTIVAL ÁGUAS 2017

VOLTAR

PARATY CULTURAL | FESTIVAL ÁGUAS

Festival Águas celebra as atividades culturais realizadas na Casa da Cultura ao longo do ano

De 28 de novembro a 2 de dezembro, a programação da Casa da Cultura, traz exposições de arte, apresentações de teatro, dança, canto e música instrumental dos alunos do Programa de Educação Musical de Paraty, em uma ampla mostra sobre o trabalho desenvolvido pela Paraty Cultural

O festival que acontece todos os anos – e está na quarta edição – oferece aos visitantes múltiplas atividades culturais, em celebração às conquistas e atividades desenvolvidas na Casa da Cultura ao longo do ano. Durante os quatro dias do festival, o público terá a oportunidade de conferir o resultado dos trabalhos realizados pelos alunos dos cursos de arte, teatro, dança, e do Programa de Educação Musical da Casa da Música. 

Através do Programa de Educação Musical, centenas de crianças e jovens da cidade têm a oportunidade de participar de desenvolver habilidades e talentos, além de aprender teorias e práticas musicais em cursos gratuitos de variados instrumentos. Nos cursos de iniciação e formação, os alunos se dividem entre aulas de flauta doce e transversal, percussão, violão, guitarra, contrabaixo, piano, coral adulto, saxofone, viola, clarinete, percussão e violoncelo. Já nas oficinas de arte, os estudantes têm a chance de trabalhar com cerâmica, desenho e pintura, entre outras técnicas.

Cumprindo seus objetivos, a Casa da Cultura de Paraty também estende seu programa educativo para diversas frentes, como Espaço Sócio Cultural Casa da Ilha, Colégio Estadual Mário Moura Brasil do Amaral, oferecendo cursos de teoria, prática musical e artes para a população nesses locais. Assim, além dos cerca de 300 alunos que participam dos cursos e oficinas na Casa da Cultura, as atividades alcançam mais de 1 mil jovens do município e da região. Com o projetos “Ciranda nas Escolas”, por exemplo, os alunos das escolas municipais têm a oportunidade de dançar e aprender sobre a ciranda, uma das manifestações culturais mais tradicionais da região. Nas intervenções semanais do “Atelier Livre”, também nas escolas, as crianças exercitam diversas técnicas de desenho e pintura.

O amplo casarão abriga três salas de exposições, um salão nobre no andar superior, e a sala Águas –dedicada aos cursos de arte. Há ainda a sala de música, o auditório e o Café Cultural, ponto de encontro e de eventos. Durante o Festival, em 28 de novembro, a partir das 20h, a exposição “Arteiras” vai trazer os trabalhos de cerâmica das alunas que se reúnem duas vezes por semana na sala Águas, sob a orientação do ceramista Felipe Alcântara. Na mesma data, estreiam as exposições “Vida de Artista”, sobre a trajetória do ator e diretor Marcos Ribas, fundador do grupo de teatro de bonecos Contadores de Histórias e do Teatro Espaço, em Paraty, além de “Pinacoteca”, que recupera o acervo da Pinacoteca Marino Gouvêa, e “Quase tudo o que você queria saber sobre Paraty”, com curiosidades sobre a história e a cultura da cidade. No pátio, a mostra “Encantos de Paraty” exibirá as telas em acrílica do pintor Gustavo Paraty. No café, os visitantes poderão conhecer de perto o trabalho do fotógrafo Wado Corrêa, na série “Momentos de todos nós”. As seis novas exposições ficam abertas ao público de 28 de novembro a 4 de março de 2018.

A Associação Paraty Cultural, gestora da Casa da Cultura, tem como patrono o Grupo Águas do Brasil, o patrocínio do Grupo Globo e o apoio da Fundação Roberto Marinho e da Prefeitura de Paraty. Confira a programação:
Festival Águas
De 28 de novembro a 2 de dezembro de 2017, sempre às 20h:

28 de novembro, terça-feira, 20h
Coro Adultos
Abertura das 6 novas exposições
Alunos de percussão (bateria samba)

29 de novembro, quarta-feira, 20h
Iniciação Musical, 1ª parte: alunos de
Violino, clarinete, saxofone, piano, guitarra, baixo e bateria.

30 de novembro, quinta-feira, 20h
Iniciação Musical, 2ª parte: alunos de
Flauta doce, violão, flauta transversal; e
Grupo da Oficina de Música Universal

1º de dezembro, sexta-feira
Alunos de teatro de Silvina Hurtado apresentam
cenas e monólogos montados a partir de experimentações
cênicas, na “Mostra de Solos e Cenas Curtas”

2 de dezembro, sábado
Iniciação Musical, 3ª parte: alunos de violoncelo.
Alunos de Formação Musical:
Música de câmara para cordas; trio para percussão;
Grupo de Música Instrumental da aula de Prática de Conjunto,
juntando-se todos em Maria põe o barco na água, fechando a noite.

Vem pra Casa da Cultura!

#paratycultural #culturaparaty #grupoaguas #fundacaorobertomarinho#prefeituradeparaty #casadamusicaparaty #compartilhecultura

Casa da Cultura

Data: 28 de novembro a 2 de dezembro de 2017

Abertura: 28 de novembro, às 20h

Exposições: 28 de novembro a 4 de março

Rua Dona Geralda, 157, Centro Histórico, Paraty

Tel. (24) – 3371-2325

www.paratycultural.org.br

Entrada Franca