Violão

VOLTAR

Violão

Nethy Marques, cantora, instrumentista e professora de música. Começou a tocar violão aos 15 anos. Com a ajuda de um bom professor mergulhou na música clássica se destacando em diversos concursos voltados a jovens instrumentistas. Mais tarde dedicou-se a música popular, iniciando a carreira de cantora.

Professora de música há 30 anos, 2 deles na Casa da Cultura, Nethy iniciou em 2017 sua terceira temporada de aulas de violão. O curso consiste na transmissão de ferramentas básicas para que os alunos aprendam a tocar qualquer estilo no violão, do clássico ao popular. Teoria musical, ensinamento de notas, acordes, exercícios, pratica em conjunto e outras técnicas são desenvolvidas durante as aulas.

Para a professora, a expansão das habilidades musicais proporciona o desenvolvimento da concentração, do companheirismo, da expressão, controle da timidez, entre outros benefícios. Netty acredita que por meio da música é possível exprimir sentimentos sem barreiras, por ser uma linguagem universal que todos entendem.

Presente em quase todos os gêneros musicais, a abrangência e popularidade do violão só se compara à do piano.  Ao longo do tempo este instrumento passou por diversas evoluções e hoje possui grande variedade de formatos e tamanhos, de acordo com o estilo de execução. Com cordas de nylon ou de aço, foi concebido inicialmente para interpretação de música erudita. O corpo do instrumento é oco e chato, em forma de oito, e pode ser feito de madeiras diferentes. As versões mais comuns possuem seis cordas, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas.